quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Aonde está deus quando algo ruim nos acontece?

Tenho visto no Twitter diversos testemunhos de cristãos de que tudo o que acontece a eles é por desígnio de deus. Daí me surgem várias dúvidas.

- Se tudo o que acontece é por desígnio de deus, aonde fica o livre arbítrio? Dá pra perceber que o arbítrio não é tão livre assim quando tudo o que acontece é decidido por outrem, certo? A gente apenas acha que tem livre arbítrio?

- Se tudo que acontece é por vontade dele? Então por que cristãos rezam pedindo pela intersessão divina? Ele decide influenciado pela reza ou já está tudo pré-definido? Uma reza ou oração pode mudar a decisão de deus?

- Se sim, então quem reza interfere no livre arbítrio de deus?

- Quando coisas boas nos acontecem, deveríamos agradecer a deus. Mas e quando coisas ruins nos acontecem? É por vontade de deus, pois ele reserva algo melhor pra gente? Ou é castigo de deus, pois cometemos algum pecado e estamos sendo punidos? Quem sabe não é o diabo nos dificultando a vida?

- Já pensou que coisas boas e ruins acontecem a todo mundo o tempo todo? Já imaginou que se algo ruim te acontece, é pura estatística ou probabilidade e não tem nada de sobrenatural? Que as coisas simplesmente acontecem?

E como saber qual é o motivo quando algo ruim nos acontece?

Versículos de hoje:

Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. João 6:38

Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. Efésios 5:17

Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; Mateus 6:10

Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Hebreus 10:36

E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1 João 2:17

Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou. João 5:30

7 comentários:

  1. GuiCorporation, cristão.

    Brother, vamos por etapas.
    1. De fato, Deus é onipotente, portanto, Ele pode interferir em qualquer coisa, porém, Ele criou o homem, a coroa da sua criação, com capacidade intelectual de escolha não resumida ao instinto, pra que o homem não fosse como os anjos, outros animais, ou robôs, que só fazem aquilo que lhe é mandado ou instintivamente. Isso chama livre arbítrio. Entenda que nosso livre arbítrio só não está acima da soberania de Deus, dividida entre vontade PERMISSIVA (aquilo que Deus não ordena diretamente, mas permite acontecer) e vontade DIRETIVA (como o nome sugere, o que acontece por ordem direta de Deus). Logo, Deus tem o poder de intervir na nossa vontade, mas por vezes escolhe não o fazer.

    2. Livre arbítrio é algo muito nítido. Vejamos: O despertador toca de manhã, de quem é a decisão de levantar e cumprir suas obrigações ou continuar deitado? Você sente fome. De quem é a decisão de comer ou continuar faminto? Eu coloco uma arma na sua cabeça e te peço pra me dar todo seu dinheiro, você pode atender meu pedido ou não. Isso é livre arbítrio. Deus está em todo lugar, pronto pra te ouvir. Você escolhe acreditar e falar com Ele ou não.

    3. Cristãos recorrem a Deus por saber exatamente que Deus pode interferir em qualquer situação diretivamente. Imagine que você tenha um problema, saiba quem pode te ajudar, pega o cel e liga pra essa pessoa. Mesmo princípio. Falando com Deus Ele pode deixar de usar a vontade permissiva e usar a diretiva a seu favor.

    4. Coisas boas e ruins acontecem a todo momento, a cristãos e não cristãos. Isso já foi descoberto e registrado por Salomão em Eclesiastes 8:14 e 9:1-3.

    5. Os versículos que você citou indicam a obediência a Deus vonluntária. E é esse o grande segredo do livre arbítrio. Deus não criou o homem para adorá-lo por obrigatoriedade ou falta de opção, mas Ele nos deu livre arbítrio e muitas vezes não oferece nada em troca imediatamente porque não quer relacionamento com homens por troca de interesses, do tipo "Deus, eu te adoro e você me dá uma casa, ou me protege de assalto". Deus pode conceber tudo isso e muito mais, mas o desejo dEle é que antes de um relacionamento de interesse e fútil, nós o adoremos e amemos pelo que Ele é, pura e simplesmente assim. Por isso o maior mandamento é "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento" (Mt. 22:37), o "resto" é consequência.

    ResponderExcluir
  2. nossa fui criada num ambiente de evangelicos ,mas essa duvida sempre está em minha cabeça...o anomimo disse que quando temos um problema pedimos a deus e ele usa a vontade diretiva a nosso favor, mas quantas vezes pedimos a deus nao algo futil como ele disse, mas em favor de uma pessoa boa que está emferma , ou pedimos encarecidamente pelos nossos filhos, que ele os proteja,mesmo assim a pessoa morre ou os filhos sofrem acidentes terriveis...se a nossa intençao é boa e a vontade de deus tambem é de que ninguem se perca...porque ele nao entra com providencia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pq Deus não existe ou se ele existe ele é ruim também, se fomos criados a sua imagem então ele é pior ainda. Religião não deveria existir. Somos todos bitolados em acreditar em algo que se parássemos para pensar um pouquinho seria bem claro.

      Excluir
  3. peço algo para deus ha mais de 8 anos,para muitos meu desejo nao e nada!!! mas para mim e tudo q mais quero!começei a frequentar uma igreja com toda fe do mundo buscando por resposta!!ouvi e começei a aprender a palavra em todos os momentos eu senti algo diferente ate mesmo como uma coisa sobrenatural ali estava eu recebendo minhas respostas eu ouvi e senti as resposta em meu coraçao!!! mas o tempo foi passando e nada eu vi acontecer aquilo q eu queria estava sempre perto de mim mas sempre longe de ser meu!!começei a me desesperar e nao mais acreditar isso mexeu tanto comigo que entrei em depressao,para ter ideia começei ate mesmo ficar maluca porque deus fez ou permitio q eu acreditace!!!q aquilo seria meu????e ate agora nada aconteceu!!!talvez se eu nao tivesse acreditado naquelas respostas hoje nao estaria tao sem fe como eu estou!!!se ele interfere em nosso favor porque estou sem receber o q ele prometeu???vivo buscando resposta para poder comprender!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta é simples, querida anônima. Quer alguma coisa? CORRA ATRÁS!!!

      Excluir
    2. Antes de correr atrás,tenha Fé,que é o vc acha q tem mas no fundo,no fundo ñ tem nem um pouco!
      Está cega,porque quer tanto algo de qualquer jeito e ñ é de qualquer jeito que irá conseguir,é somente e somente c/ Fé,isso se vc merece e se DEUS acha que será bom para vc,REFLITA!

      PERCA TUDO,MAS NÃO PERCA A FÉ!

      Excluir
  4. "Antes de correr atrás,tenha Fé"
    - Ter fé pra que? Se eu quiser ter fé em outro deus?

    "que é o vc acha q tem mas no fundo,no fundo ñ tem nem um pouco!"
    - Tenho mesmo não e tenho certeza disso! ;-)

    "Está cega,porque quer tanto algo de qualquer jeito e ñ é de qualquer jeito que irá conseguir"
    - Eu sei que não é de qualquer jeito. É correndo atrás, e não tendo fé. Se fé resolvesse alguma coisa, só cristão conseguiria emprego, passaria no vestibular, etc.

    "é somente e somente c/ Fé"
    - Não é não. Tem outras variáveis. Vc mesmo diz abaixo:

    "isso se vc merece e se DEUS acha que será bom para vc"
    - Viu que não basta ter fé? Vai depender se deus acha se eu mereço ou não e ainda tem um segundo filtro dele, que é achar (ele acha ou tem certeza?) que é bom pra mim ou não. Só lembrando que deus também faz o mal e as trevas (Isaias 45:7 e Lamentações 3:38).

    "PERCA TUDO,MAS NÃO PERCA A FÉ!"
    - Já perdi há muito tempo e minha vida tá ótima! Aliás, você não respondeu às perguntas desse post. Leia-o novamente! Por que coisas ruins também acontecessem a quem tem fé?

    ResponderExcluir

Regras de uso:
1) Desde que não tenha palavrões, ofensas ou propagandas, nenhum comentário será apagado;
2) Diga primeiramente qual fé religiosa você professa (ateu, agnóstico, católico, evangélico, budista, judeu, muçulmano, etc) para facilitar a interpretação do seu texto;
3) Tente manter a discussão no nível das ideias. O objetivo é compreender (não necessariamente aceitar);
4) Obrigado por participar!